MÁRCIA LEAL - Jogos Educativos

FALBE: FACULDADE ALBERT EINSTEIN – Curso: Pedagogia. Turma 08. Formosa
Disciplina: Tecnologia Educacional
Profº: José Francisco de Sousa
Aluna: Marcia Rodrigues leal                                      
                                           06 /11/2010

JOGOS E PROGRAMAS EDUCATIVOS

Os programas e jogos educativos são aqueles que estimulam e favorecem o aprendizado de crianças e adultos, através de um processo socialização que contribui para a formação de sua personalidade. Eles visam estimular o impulso natural da criança (e adulto) a aprender. Para isso, os jogos educativos mobilizam esquemas mentais, estimulam o pensamento, a ordenação de tempo e de espaço, ao mesmo tempo em que abrangem dimensões da personalidade como a afetiva, a social, a motora e a cognitiva. Eles também favorecem a aquisição de condutas cognitivas e desenvolvimento de habilidades como coordenação, destreza, rapidez, força e concentração.
O homem só é completo quando brinca. Na infância, viver e aprender são as mesmas coisas. A escola falha quando não tem, nem busca competência para garantir o direito da criança ao aprender. Associando essa aprendizagem aos jogos, é preciso ganhar bons caminhos para neles aventurar-se em jogo, uma mágica, uma fantasia, um aprender e um crescer constante. Pois, como afirma Piaget, o jogo é a construção do conhecimento, principalmente, nos períodos sensório motor e préoperatório, as crianças, desde pequenas estruturam seu espaço, seu tempo, desenvolvem a noção de casualidade chegando a representação e, finalmente a lógica.
Os jogos educativos têm papel essencial no desenvolvimento psicomotor e no processo de aprendizado de domino do social da criança. Pois, através dos jogos é possível exercitar os processos mentais e o desenvolvimento da linguagem e hábitos sociais. Sendo que para nos professores é fundamental compreender que o jogo é o melhor caminho que encontra para identificar a sua personalidade dos nossos alunos. E para os pais, é primordial a introdução do jogo, iniciando em casa para que os mesmos saibam como é o seu filho, como ele respeita o jogo, as regras, as limitações. Daí se pode deduzir o espírito de construção ou de conquista, se preferir os de invenção ou os de análise, podendo deduzir uma tendência para a vida ativa ou para a especulação. Sendo que existem jogos mais sossegados ou violentos, onde se pode deduzir a tendência para a vida contemplativa ou ativa, com ordem ou desordenada.
Entretanto, sabe-se que através do jogo passa toda a psicologia da criança, a personalidade do adulto na hora do trabalho ou do convívio social é ainda o reflexo da personalidade que demonstrou com os seus jogos quando era menino, como se pode refletir na teoria de Piaget (1994).

ALGUNS JOGOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS:

01 - Myah OS 3.0.1 para Linux
Gratuito - 312 downloads
Tamanho: 699,00 MB
Sistema: Linux
Empresa:
Jeremiah Cheatham

"Distribuição Linux que possui um visual muito bonito e animado, sendo ideal para o ensino de crianças."
Myah OS é uma distribuição Linux que possui como principal destaque sua parte visual, que é bastante colorida e possui efeitos especiais bonitos, sendo ideal para usuários que acham muito importante uma interface bem desenhada e projetada.

Ensino de Linux para crianças:
Visto toda a sua qualidade visual, pode-se afirmar que Myah OS  é uma das distribuições Linux mais recomendadas no ensino infantil. Isso se deve às animações existentes e os temas de desktops coloridos, os quais chamam a atenção das crianças, que por sua vez acabam se interessando por tais efeitos visuais.

Escolha seu ambiente gráfico preferido:
Ao baixar Myah OS, é possível escolher qual ambiente gráfico virá acompanhado por padrão, entre eles, o KDE, XFCE e LFDE.  Independentemente da interface, todos eles possuem belas animações.
Contudo, a escolha de um ambiente específico pode ser baseada na máquina que você possui. Por exemplo, o KDE é o mais bonito e cheio de recursos de todos, porém, caso o usuário tenha um PC mais antigo, o XFCE e o LFDE se adéquam de maneira melhor ao hardware.
Codinomes:
Se você observar a nossa seção de downloads de Myah OS, irá ver que existem vários codinomes diferentes desta distribuição, para download: Sparrow e Box: Acompanham o LXDE; Dragon: Acompanha o KDE3 e Mouse-Pro: Acompanha o XFCE

Gratuito - 1.951 downloads
Tamanho: 9,10 MB
Sistema: Linux X11
Empresa:
New Breed Software

"Incentive a criatividade dos pequenos usuários com este progama de desenho divertido e fácil de usar."
Tux Paint é um software de desenhos divertido e fácil de usar, com o intuito de incentivar a criatividade das crianças. Hoje em dia os pequenos estão cada vez mais próximas ao computador, então, nada mais natural que existam programas que atendam este público.
Com este software é possível pintar livremente, aplicar linhas e formas, carimbar, inserir textos coloridos ou aplicar vários tipos de efeitos, tudo de forma simples e divertida. Para cada ação um som engraçado é reproduzido e o simpático pinguim, chamado Tux, dá dicas e informações, auxiliando na utilização das ferramentas

Controles para pais e professores:
O programa apresenta alguns controles que podem ser habilitados, para que pais e professores fiquem mais tranquilos enquanto as crianças estão no computador. Por exemplo, configurando o modo de tela cheia do software, o responsável pode fazer com que o pequeno usuário não se distraia com qualquer programa ou pasta que estiver em sua área de trabalho.
Outra facilidade é o modo como os trabalhos são salvos e abertos. Nenhuma pasta ou caminho precisa se selecionado. Os desenhos ficam salvos em uma pasta padrão do programa, que pode ser facilmente alterada através das configurações.
Para quem não está satisfeito com o conteúdo do programa, mais carimbos e pincéis podem ser baixados da internet ou criados por pais e professores.
Instalação:
A instalação deste aplicativo em distribuições que suportam pacotes .DEB e possuem o instalador de pacotes GDebi é muito simples. Basta dar um duplo-clique no pacote e a instalação começa. O programa também possui um pacote para distribuições que suportam o formato .RPM.
Para a instalação deste software através do código fonte, descompacte o arquivo .TAR.GZ em uma pasta de sua preferência. Acesse a pasta através de um terminal e execute os seguintes comandos: $ make $ sudo make install.
Caso alguma dependência seja pedida durante a instalação e você possua o programa APT, instale as dependências necessárias com o comando: $ sudo apt-get install nome_da_dependência.
Para utilizar o programa, basta executar o seguinte comando em um terminal: $ tuxpaint.
Observação:
No sistema operacional Linux, para instalar programas ou editar arquivos e pastas de sistema necessitamos de permissões especiais de usuário. Isso significa que você precisa ter a senha do administrador (root) ou ter permissão para administrar o sistema.
Ao utilizar comandos que necessitam de autorização do administrador, devemos acrescentar um comando que mostre ao sistema que temos tais permissões. Para isto, utilizamos o “sudo” antes do comando desejado.

Gratuito - 2.082 downloads
Tamanho: 698,00 MB
Sistema: Linux X11
Empresa:
Michelle Hall

"Distribuição Linux para crianças, baseada no Ubuntu, com design leve e atrativo com vários cartoons."
Se alguma vez você pensou em fazer com que aquele seu filho, primo ou sobrinho começar a usar Linux desde criança mas não sabia se ele iria gostar das versões “adultas” do Linux, agora você pode fazer isso com uma distribuição voltada para crianças.
É isso o que o Qimo Linux pretende fazer: deixar o Linux mais acessível para crianças. A distribuição possui uma interface gráfica suave, baseada em cartoons (desenhos), para que assim seja mais atrativa aos olhos das crianças. Ela é recomendada para crianças acima de 3 anos.
O Qimo Linux possui vários jogos educativos, tais como Tuxpaint (programa para a criança desenhar), Tuxmath (jogo para aprendizado de matemática) e Tuxtype (jogo que envolve digitação). A distribuição é baseada no famoso Ubuntu, e utiliza o ambiente gráfico Xfce.
Assim como o Ubuntu, o Qimo é uma distribuição Live CD, a qual pode ser rodada diretamente a partir do CD, sem que quaisquer arquivos do HD do seu computador sejam modificados. É possível rodar o Qimo até mesmo sem que seu computador possua um HD!
Outro ponto forte da distribuição são os requisitos mínimos para rodá-la: um computador com um processador de 400MHZ e 256MB de memória já consegue rodar o Qimo a partir do Live CD. Já se você desejar instalar o Qimo na máquina, o mínimo requerido é um computador com 192MB de memória em 6GB de HD.

Instalação:
Baixe o arquivo ISO do Qimo Linux e grave-o em um CD. Você pode fazer isso utilizando o Brasero. Feito isso, basta reiniciar seu computador com o CD dentro do driver para que o Qimo seja inicializado.

04 - PySyCache 3.1b para Linux
Gratuito - 799 downloads
Tamanho: 43,00 MB
Sistema: Linux X11
Empresa:
GCompris

"Jogo educativo muito bonito, recomendado para crianças entre 4 e 7 anos de idade."
Não existe uma criança que não fique encantada ao se deparar com umcomputador em funcionamento. Para instruir este fascínio e para queelas se familiarizarem com a interação virtual é necessário algumprograma especializado. PySyCache oferece uma ajuda confiável paraqualquer pai que pretenda introduzir a informática na vida de seusfilhos menores com um software educativo.

Mouse, um Brinquedo Divertido:
Oteclado é um dispositivo cheio de teclas confusas demais para despertarmuito interesse de uma criança, mas o mouse é excelente para ospequenos. Este programa traz um apanhado de jogos bastante simples quealém de educar se preocupa em ensinar as funções do mouse para ascrianças.
Noções básicas de mobilidade, interação, cliques,diferença entre os botões e arrasto serão passadas de uma maneira levee interessante. Todos os jogos apresentam conteúdo educativo queensinam conceitos de lógica e princípios. Os pais poderão editar assuas preferências nas opções do programa e adequar a dificuldade deacordo com a idade do seu filho.

05 -  Childsplay 1.5 para Linux
Gratuito - 1.594 downloads
Tamanho: 11,72 MB
Sistema: Linux X11
Empresa:
Childsplay

"Pacotão com 14 games educativos, para divertir e ensinar seus filhos ao mesmo tempo."
Os pais sabem o quão difícil é educar os seus filhos da maneira tradicional quando eles preferem se entreter com algum jogo ou passatempo virtual. Childsplay é a solução para estes casos pois irá oferecer uma série de joguinhos muito intuitivos capazes de educar enquanto divertem. Agora você pode relaxar enquanto seus filhos jogam, pois ao invés de conteúdos chulos, eles estarão aprendendo enquanto isso.

Uma maneira divertida de ensinar:
Os desenvolvedores uniram de maneira criativa diversos jogos e passatempos com conceitos educativos. Você vai encontrar jogos da memória tradicionais e outros movidos apenas pelo som, programas de tabuada, quebra-cabeça, relacionamento de sons e imagens, introduções de teclado e jogos que ajudam a desenvolver a escrita.
Cada um deles foi desenvolvido para uma faixa etária diferente e você poderá encontrar todas as instruções de cada jogo nas suas informações. A maioria deles irá pontuar os acertos de quem joga e alguns irão se tornando mais difíceis à medida que você avança. Todas as suas opções são baseadas em desenhos e evitam a escrita para facilitar a compreenção pelas crianças.

Gratuito - 215 downloads
Tamanho: 84,00 MB
Sistema: Linux X11
Empresa:
BlinkenSisters Team

"Toda a magia de games como Mario e Sonic reúnida neste jogo, cujo objetivo é capturar todos os pixeis."
Do final dos anos oitenta até a metade dos noventa, um dos estilos de games que mais fizeram sucesso é o chamado plataforma. Na maioria dos jogos desta categoria, o jogador controlava personagens simpáticos como o Mario e o Sonic, com o objetivo de avançar pelas diversas fases à procura do seu grande inimigo (Bowser, Dr. Robotinik).
BlinkenSisters foi criado com o principal objetivo de resgatar toda a magia desta época, através da agente Kate, a qual atravessa vários níveis de perigo, coletando todos os pixeis (seres folclóricos orelhudinhos de baixa estatura) que estão perdidos em outra dimensão.
Como na grande maioria dos games de suas categoria, o visual de BlinkenSisters é totalmente em 2D, assim como de todos elementos do cenário.

Procedimentos de instalação:
Para os que possuem distribuições RPM(Opensuse, Fedora, Conectiva) , é possível baixar o pacote binário e instalá-lo com um duplo clique. Nas demais distros, é necessário compilar o código fonte.
07 - Pydza 0.2.2 para Linux
Gratuito - 343 downloads
Tamanho: 6,70 MB
Sistema: Linux X11
Empresa:
PyGame

"Divertido jogo no estilo Mario, cujo objetivo é esmagar tomates, procurar champignons e comer pizza."
Os que jogaram a geração de videogames 16 bits (que inclui Mega Drive e Super Nintendo) com certeza tiveram no mínimo um contato visual com games como Mario e Sonic. Foram estes jogos que justamente consagraram o gênero de plataforma. O famoso encanador bigodudo e o porco-espinho da super-velocidade conquistam muitos fãs até hoje, fazendo com que muitas pessoas criem games que sejam baseados pelo menos no estilo.
Pydza é exatamente assim: um game que mistura muita pizza e o estilo plataforma. Você é um gato que, pelo jeito, é doido por pizza. Você passará por um caminho cheio de tomates que querem acabar com você, bastando pular em cima deles para transformá-los em um bom molho.
No caminho também há diversas “caixinhas” com exclamações. Elas funcionam exatamente como as “caixinhas” de surpresa que têm em jogos do Mario: basta dar uma cabeçada embaixo para encontrar ingredientes como queijo e champignon, além de grandes pedaços de pizza.
O grande desafio deste game são alguns lugares difíceis por onde você deverá passar. Há alguns pontos onde o chão se resume a um “quadradinho”, sendo complicado para pular e cair bem em cima dele. Você também deverá ter muito cuidado, pois alguns destes “quadradinhos” somem com o tempo.
Em várias partes do game você precisará dar rebatidas pelas paredes. Ou seja, você pulará de uma parede para a outra até escalar o caminho. Para fazer isso, basta pular em direção a uma parede e apertar o pulo ao encostar nela. Funcionará quase como um pulo duplo.

08 - Go Ollie! 1.5 para Linux
Gratuito - 53 downloads
Tamanho: 19,10 MB
Sistema: Linux X11
Empresa:
Charlie Dog Games

"Ajude Ollie, a minhoca a cumprir sua missão neste game de plataforma cheio de inimigos!"
Você é Ollie, uma minhoquinha simpática que deve chegar até o fim da sua missão: encontrar uma namorada com a ajuda de uma fada que deve guiar o caminho pela floresta. Mas nem sempre isso é fácil de fazer. Acontece que o caminho é bastante irregular e você só pode pular para as plataformas que ficam iluminadas conforme a proximidade. Além disso tudo, existem lesmas e vários insetos que querem terminar com a sua missão!
Os amantes de jogos de plataforma vão gastar bons minutos jogando Go Ollie!. O jogo possui um gráfico bastante agradável similar aos desenhos animados. Apesar de o jogo ter aparência infantil, propõe um bom desafio até aos mais crescidinhos. O jogador precisa ser rápido o suficiente para coletar as moedas, pular em um lugar seguro e desviar dos insetos inimigos. Para tanto, você deve controlar a minhoca Ollie com o mouse. O cursor se transforma na fada que vai ajudar o nosso herói a caminho de sua amada.
Logo, para fazer com que o Ollie se mova, você deve clicar nas plataformas que ficarem iluminadas para pular nelas. Em um determinado momento do jogo é possível pular duas plataformas de uma vez só – para fazer isso, clique duas vezes no lugar onde você quer que a minhoca pouse. Conforme o nosso herói vai passando pelas fases, os desafios aumentam. Isto significa passar por cenários que se movimentam e tentar pular em plataformas giratórias.
O Ollie ainda imita o Tarzan e começa a se balançar em cipós pela selva para conseguir coletar mais moedas e frutas. Contudo, você só vai precisar do mouse para jogar e o teclado pode ser perigoso em alguns momentos. Por exemplo, se você pressionar a tecla “E”, um painel aparece ao lado do jogo e abre opções para edição do cenário.
Não há uma explicação lógica para este defeito do game. Talvez, tenha sido deixado de propósito para que os usuários pudessem alterar os cenários e posições das plataformas, bem como a exclusão de inimigos. Para sair desta tela, você deve apertar “Esc” e digitar o mesmo nome de jogador, no final tecle “Enter” para voltar ao jogo”.
Para jogar o Go Ollie! Você deve fazer o download do instalador. Feito isso, execute-o e siga as instruções do assistente de instalação. Quando o processo terminar, você pode optar por executar o jogo imediatamente ou não. Se você quiser executá-lo, marque a caixa e clique no botão “Concluir”. A janela de carregamento do jogo vai aparecer e depois que ela indicar o término do “loading” (carregamento), você deve inserir o seu nome. Depois disso tudo é só começar a se divertir com os pulos e aventuras desta minhoca!

09 - Ardentryst 1.71 para Linux
Gratuito - 513 downloads
Tamanho: 25,50 MB
Sistema: Linux X11/KDE/Gnome
Empresa:
Jordan Trudgett

"Uma mistura de Mario com RPG que exigirá estratégia e reflexo de seus jogadores."
Ardentryst é um jogo de aventura no bom e velho estilo Mario misturado com RPG, em que você evolui seu personagem conforme vai derrotando adversários mundo a fora.
Personagens com desenho de estilo oriental lutam contra diversos monstros para garantir a ordem e a paz no reino de Ardentryst. Para isso, escolha seu herói, suas armas e avance pelos ermos caminhos deste reino ameaçado.

O jogo:
Diferentemente de outros jogos do gênero, este game, segundo seus próprios desenvolvedores, não tem tanto foco na luta, ou foco somente na luta, mas também – e principalmente – na história. Antes de começar o jogo propriamente dito, você poderá obter informações sobre o que se passa neste lugar ameaçado por monstros de todos os tipos.
Você passará por diversos lugares diferentes, florestas, montanhas, lugares congelados. Enfrentará vários monstros diferentes como abelhas, aranhas, cobras, plantas venenosas e muito mais. Terá a sua disposição machados e espadas, armaduras e escudos de diversos tipos. Enfim, durante suas caminhas serão encontrados diversos elementos que transformarão em um verdadeiro herói.
Desfira golpes para derrotar seus adversários. Além de golpes únicos e comuns, você contará com combos que causarão mais danos e derrubarão os inimigos mais facilmente. É possível ainda utilizar magias para retirar mais pontos de vida e afastar os monstros que cercam seu personagem. Enfim, são diversas possibilidades disponíveis em Ardentryst.

Comandos:
• Tecla ↑  -  Pular
• Tecla →  -  Ir para direita
• Tecla ←  -  Ir para esquerda
• Tecla C  -  Confirmar/Golpear
• Tecla D  -  Foco da magia
• Sequência C X  -  Golpe duplo
• Sequência D S  -  Conjurar magia

10 - Moodle 1.9.5 para Linux
Gratuito - 347 downloads
Tamanho: 12,40 MB
Sistema: Linux X11
Empresa:
Moodle
Moodle é um sistema para administração de cursos e de atividades educacionais destinado à criação de comunidades on-line, na forma de ambientes virtuais voltados para a aprendizagem. Moodle é a sigla de “Modular Object Oriented Distance Learning”, sendo um modelo para criação dos ambientes virtuais que vão disponibilizar os cursos de ensina à distância, por exemplo, por meio da internet.
Diversas instituições de ensino e centros de formação estão adaptando a plataforma e adequando-a aos seus conteúdos próprios e obtendo sucesso nos resultados. As adaptações não ocorrem somente para cursos à distância, mas também para apoio a cursos presenciais. O Moodle pode ser utilizado em todos os Sistemas Operacionais, desde que eles tenham suporte para PHP.

Filosofia do projeto:
A filosofia do projeto é orientada por uma aprendizagem particular chamada pelos desenvolvedores de “pedagogia social construcionista”, que investiga os quatro conceitos bases do projeto, sendo eles:
1.       Construtivismo — Esta filosofia sustenta que as pessoas constroem ativamente novos conhecimentos à medida que interagem com seu ambiente;
2.       Construcionismo — Sustenta que a aprendizagem é particularmente ecaz quando se dá construindo alguma coisa para que outros experimentem;
3.       Construcionismo Social — Um grupo de pessoas construindo algo para as outras, criando de maneira colaborativa uma pequena cultura de “coisas” compartilhadas, bem como com os significados compartilhados;
4.       Ligado e Separado — Neste ponto, o objeto de observação é a motivação das pessoas em uma determinada discussão de assuntos.
Estes conceitos podem não ser compreendidos e assimilados em uma primeira leitura, mas os desenvolvedores recomendam aos usuários possuírem um conhecimento prévio destas idéias..

11 - Tux of the Math Command 1.7 para Linux
Gratuito - 959 downloads
Tamanho: 4,50 MB
Sistema: Linux X11/KDE/Gnome
Empresa:
TuxMath Team

"Destrua meteoros e aprenda matemática com este joguinho que desenvolve o raciocínio da criançada."
Estrelado pelo mascote oficial do Linux, Tux Of The Math Command é um jogo educacional que auxilia crianças no aprendizado de matemática de forma divertida e simples. Desta vez, a cidade de Tux está sob uma chuva de meteoros. Para salvar o seu lar, o corajoso pinguim terá que destruir os meteoros antes que eles caiam sobre os iglus onde seus amigos moram.
Voltado para crianças que estão em seus primeiros anos na escola, o programa possui músicas e efeitos sonoros agradáveis e seus planos de fundo mudam a toda hora. O jogo ainda apresenta um pequeno e simples tutorial, que apesar de ser em inglês, pode acabar ajudando no aprendizado das crianças.

Como jogar:
Baseado em um famoso jogo de ataque chamado “Missile Command”, o objetivo é acertar os meteoros, digitando coordenadas em um painel e então apertar a tecla ENTER, para que Tux consiga atingí-lo. As coordenadas podem ser números, somas, subtrações, multiplicações, divisões e números negativos.

12 - Air Forte para Linux
Gratuito - 55 downloads
Tamanho: 19,30 MB
Sistema: Linux X11
Empresa:
Blendogames

Air Forte é um game educativo para a criançada aprender matemática, geografia, idiomas e outras matérias de maneira lúdica e divertida. Utilizando apenas o mouse o usuário pode navegar por mundos diferentes, pilotar aviões e fazer o que mais a imaginação permitir.
Com gráficos bonitos e surpreendentemente leves, o Air Forte promete entreter a criançada por um bom tempo e ainda animar os adultos com a bela trilha sonora criada especialmente para o game.

Instalação e configurações:
Não há segredo algum na instalação do Air Forte, só é preciso ter um pouco de atenção na localização do arquivo baixado. Depois de fazer o download do jogo, descompacte o conteúdo do arquivo em qualquer pasta do seu computador.
Existem duas maneiras de executar o jogo. A primeira delas é através do Terminal. Para isso, abra uma janela do console, navegue até a pasta na qual os arquivos foram descompactados e digite o seguinte comando:
$ ./AirForte
Isso fará com que o jogo seja iniciado. Cuidado para não fechar a janela do Terminal, pois isso fará com que o Air Forte também seja encerrado.
A segunda maneira de executar o game é acessando a pasta na qual o game foi descompactado e clicar duas vezes sobre o arquivos chamado AirForte. Na tela que aparecer, clique na opção “Executar no Terminal” e pronto, o jogo iniciará automaticamente.
O Air Forte possui uma janela de configurações bem amigável, a qual permite que o usuário troque não só a resolução da tela como também dá a liberdade de ele decidir se o game vai rodar em tela cheia ou não. Além disso, diversas configurações de áudio e efeitos sonoros.

Como jogar:
É tudo bem simples no Air Forte. Tudo o que o usuário precisa fazer é seguir as instruções dadas no começo de cada etapa. Por exemplo, nas fazem em que você deve estourar os balões com o avião, basta posicionar o cursor do mouse no local desejado e pressionar o botão esquerdo do mouse para acelerar a aeronave.
Cada fase consiste em uma missão, seja pelo mundo dos números ou da geografia. Os desafios mudam conforme o jogador vai avançando pelos marcos do game. Por isso fique esperto aos sinais e dicas exibidos no início de cada etapa.

Limitações:
Infelizmente a versão gratuita do Air Forte permite que o usuário jogue apenas as quatro primeiras fases do game. Apesar de ser pouco tempo, isso já dá uma ideia de como é o jogo e quais os tipos de desafios são propostos. Além disso, também é possível curtir a bela e animada trilha sonora criada especialmente para o jogo.

REFERENCIAS E SITES:

http://sourceforge.net/projects/tuxpaint/files/tuxpaint/0.9.21/tuxpaint-0.9.21.tar.gz/download

KAMII, Constance et DEVRIES,Rheta. Jogos em Grupo na Educação Infantil : implicações na teoria de Piaget. São Paulo: Trajetória Cultural, 1991. (Tradução: Marina Célia D. Carrasqueira).

KISHIMOTO, T.M. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 4 ed. S P: Cortez, 2000.

PIAGET, Jean. O Juízo Moral da Criança. São Paulo: Summus, 1994. (Trad: Elzon Lenardon).

 
VYGOTSKY, L. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1992.


O JOGO EM PIAGET E EM VIGOTSKY

1 . O JOGO

A palavra jogo é originária do latim: iocus, iocare e significa brinquedo, divertimento, passatempo sujeito a regras, entre outros. De acordo com Leal (2005), o jogo é uma atividade lúdica em que crianças e/ou adultos participam de uma situação de engajamento social num tempo e espaços determinados, com características próprias delimitadas pelas próprias regras de participação na situação “imaginária”.
Os Jogos educativos são aqueles que estimulam e favorecem o aprendizado de crianças e adultos, através de um processo socialização que contribui para a formação de sua personalidade. Eles visam estimular o impulso natural da criança (e adulto) a aprender. Para isso, os jogos educativos mobilizam esquemas mentais, estimulam o pensamento, a ordenação de tempo e de espaço, ao mesmo tempo em que abrangem dimensões da personalidade como a afetiva, a social, a motora e a cognitiva. Eles também favorecem a aquisição de condutas cognitivas e desenvolvimento de habilidades como coordenação, destreza, rapidez, força e concentração.

2 . O JOGO NA TEORIA DE PIAGET

O jogo é a construção do conhecimento, principalmente, nos períodos sensório motor e pré-operatório. Agindo sobre os objetos, as crianças, estruturam seu espaço, seu tempo, desenvolvem a noção de casualidade chegando a representação e, finalmente a lógica, como afirma PIAGET (1994). O autor ressalta que o jogo, se dá num período paralelo ao da imitação, porém, enquanto nesta há uma predominância da acomodação, no jogo, a característica essencial é a assimilação. “Se o ato de inteligência culmina num equilíbrio entre assimilação e acomodação, enquanto a imitação prolonga última por si mesma, poder-se-á dizer, inversamente, que o jogo é em essencial assimilar, ou assimilação predominando sobre a acomodação”. (p. 115).
Ao ressaltar a importância do jogo, PIAGET (1994) o focaliza no momento em que a criança, ao relacionar-se com o mundo dos adultos, percebe as coisas de forma estranha, pela falta de compreensão da realidade que a cerca, por exemplo, algumas regras, atitudes e conceitos que lhe são determinados (hora de dormir, comer, banhar, não mexer em certos objetos, etc.). Por isso ela procura satisfazer suas necessidades afetivas e intelectuais, assimilando o real, resultando dai um equilíbrio pessoal do mundo físico e social promovido pelos mais velhos.
Dessa forma PIAGET (1994), percebeu que o jogo adota regras ou adapta cada vez mais a imaginação simbólica aos dados da realidade sob forma de construções ainda espontâneas mas imitando o real. Ao demonstrar estreita relação entre o jogo e os mecanismos envolvidos na construção da inteligência, PIAGET (1994) destacou também, a influência afetiva do jogo espontâneo como instrumento incentivador e motivador no processo de aprendizagem, já que este dá a criança uma razão própria que faz exercer de maneira significativa sua inteligência e sua necessidade de investigação.
O autor enfatiza ainda o desenvolvimento do jogo, que pode ser observado em um recém-nascido, com a adaptação ao mundo exterior. Primeiramente, ocorre suas ações reflexas, que dão início a esquemas sensóriomotores fundamentais para o desenvolvimento do jogo na vida do ser humano. E é justamente nos comportamentos sensóriomotores que o jogo se origina.
Porém, PIAGET mostra como ocorre o desenvolvimento dos comportamentos no ser humano, como se pode observar isso ocorre em períodos:
·      De 0 a 1 mês - os reflexos prolongam unicamente o prazer de mamar, consolidando o funcionamento desses reflexos, se torna difícil considerá-los como verdadeiros jogos.
·      De 1 a 4 meses - mesmo que as reações circulares primárias, não apresentem um aspecto lúdico devido à repetição feita pela criança nos movimentos que produziram um efeito inesperado relativo ao seu próprio corpo, pode-se dizer que a maior parte se prolonga em jogos, pois após ter manifestado pela sua seriedade uma grande atenção e um esforço de acomodação, a criança mantém-se no processo de assimilação, repetindo suas ações pelo prazer que esta repetição lhe proporciona.
·      De 4 a 8 meses - fase das reações circulares secundárias da criança repete determinados movimentos que tenham produzido um efeito inesperado no ambiente. Esta repetição tem o objetivo de manter este efeito descoberto por acaso. Desde o momento em que as reações circulares já não são dirigidas somente ao corpo da criança, verifica-se que o interesse e o esforço adaptativo, típicos de uma nova reação circular iniciada, são transformados em Jogo.
·      De 8 a 12 meses - fase de coordenação de esquemas secundários, aparecem duas novidades relacionadas ao jogo. A 1ª, se dá no momento em que a criança, utiliza esquemas já conhecidos que serão capazes de se prolongar em manifestações lúdicas quando estas mesmas manifestações forem executadas por assimilação pura; a 2ª se dá na utilização móvel dos esquemas, possibilitará a formação de verdadeiras combinações lúdicas, fazendo com que a criança não mais passe de um esquema a outro para explorá-los sucessivamente. Com o surgimento das reações circulares terciárias, a criança não se detém apenas em reproduzir uma ação, ela é capaz de variá-la no momento em que a repete.
·      De 12 a 18 meses - os esquemas constituem-se quase que imediatamente em jogos e manifestam-se numa variedade maior de combinações de gestos que não têm relação entre si. Mesmo que nessas ações não haja consciência do “faz-de-conta”, pode-se notar aí um esboço de símbolo de ação.
·      De 18 a 24 meses – pode-se inventar novos meios através de combinações mentais nesse período, a criança já consegue se penetrar no processo de representação mental devido ao surgimento do símbolo lúdico, caracterizando assim o início do faz-de-conta”. Este simbolismo que se iniciou no período sensório-motor e estenderá até a idade de 7 anos, dominando assim o período pré-operacional. Por exemplo: brincar com um pedaço de pau fazendo de conta que é um cavalo. Este procedimento evolui até os 4 anos. Vale entender que o esquema simbólico surge mediante a assimilação de um objeto ao esquema representado e ao seu objetivo inicial. Isto mostra que está ocorrendo de forma progressiva a diferença entre o significante e o significado. Enquanto o significante traduz a escolha de um objeto para representar o objetivo inicial do esquema e pelos movimentos fictícios executados nele, o significado é o próprio esquema como se representa na realidade e também o elemento a que ele habitualmente se aplica. Assim, há apresentação, porque o significante está separado do significado.
·      De 2 a 4 anos - se verifica a presença dos verdadeiros jogos simbólicos, instala-se uma forma de jogo aparentemente diferente, caracterizada pela projeção de esquemas de imitação. Anteriormente a este período o papel da imitação limitava-se à reprodução das ações do próprio sujeito ou à aplicação a novos objetos das condutas observadas. Agora, a imitação está sujeita à assimilação lúdica.
·      De 4 a 7 anos - os jogos simbólicos começam a declinar, pois “ao aproximar-se mais do real, o símbolo perde seu caráter de deformação lúdica para se avizinhar de uma representação imitativa da realidade”. Com a declinação dos jogos simbólicos, as regras começam a se manifestar na criança, mas é sobre tudo na idade de 7 a 11 anos, período de pensamento operacional concreto, que se constitui o jogo de regras, que é uma atividade lúdica que se estenderá por toda a vida. Para o autor, no período operatório concreto, o pensamento continua ligado à realidade empírica, porém há limitações. E essas limitações não querem dizer que operações não podem ser executadas baseadas em experiências passadas ou num mundo de fantasia.
Como se pode observar através das descrições feitas, o jogo se dá num processo evolutivo, concomitante ao período de desenvolvimento da inteligência na criança. Para tanto, é necessário que a criança disponha de um ambiente que lhe dê oportunidade de agir constantemente sobre os objetos, modificando-os ou reproduzindo-os de acordo com o seu interesse e fantasia.
Entretanto, conforme o comportamento da criança diante das pessoas e objetos que a circulam, Piaget propõem uma classificação dos jogos baseados na evolução das estruturas mentais, classifica por três tipos de categorias: 1ª. Jogos de exercícios de 0 a 1 ano; 2ª. Jogos simbólicos de 2 a 7 anos; 3ª. Jogos de regras de ápice aos 7 anos.
Ao estudar o desenvolvimento humano, PIAGET (1994) salienta que existe um equilíbrio do homem com o meio ambiente e através dele desenvolve-se a inteligência. Afirma ainda que isso é feito por adaptação e organização. A adaptação tem duas formas básicas: a assimilação e a acomodação. Na assimilação, o indivíduo usa as estruturas psíquicas que já possui. Porém se elas não forem suficientes, é necessário construir novas estruturas e assim é desenvolvida a acomodação. Na assimilação e na acomodação pode-se reconhecer a correspondência prática daquilo que serão mais tarde a dedução e experiência. Todavia na organização há uma articulação dos processos com as estruturas existentes e reorganiza todo o conjunto. Desse modo compreende-se que o indivíduo constrói e reconstrói continuamente as estruturas que o tomam cada vez mais apto ao equilíbrio.
Assim os diversos estágios contribuem para a evolução do raciocínio. Piaget definiu o desenvolvimento como sendo um processo de equilibrações sucessivas. Porém esses processos embora continuo, é caracterizado por diversas fases, que segundo esse teórico passa por quatro etapas distintas: o sensório-motor, o pré-operatório, o operatório-concreto e o operatório-formal.
A concepção teórica de PIAGET (1994) parte do princípio que o desenvolvimento humano é determinado pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio. No qual o homem recebe e reponde aos estímulos externos agindo sobre eles para construir e organizar o seu próprio conhecimento de forma cada vez mais elaborada. Para o autor a escola desempenha um importante papel no desenvolvimento da criança, visto que as trocas proporcionadas pelo ambiente escolar permitem o desenvolvimento da criança. Porém a fim de contribuir com o desenvolvimento, a escola deve proporcionar um ambiente que permita a criança interagir e trocar conhecimentos a partir de sua realidade.
Segundo PIAGET (1994) a linguagem é uma forma de representação e consiste num sistema de significações no qual a palavra funciona como um significante e permitem ao indivíduo evocar de forma verbal os objetos que lhe estão ausentes. Observa-se que apesar de Piaget descrever os os períodos do desenvolvimento de maneira particularizada, no entanto a escola deve discernir estas fases na criança, de modo individualizado, pois há diferenças de maturação entre os seres humanos.
Contudo ao estudar a influência do meio social no desenvolvimento da criança, a escola deve proporcionar um ambiente favorável ao mesmo, como também analisar o tipo de ambiente que a criança está inserida a fim de proporcionar condições para o aprendizado.

3 . O JOGO EM VYGOTSKY

Todo jogo possui regras e mais, todo jogo com regras - explícitas - possui uma situação imaginária, mesmo ocultamente. De modo contrário também, toda situação imaginária contém regras, mesmo que de maneira oculta – implícita, como ressalta VYGOTSKY (1994).
O jogo possibilita a aproximação do sujeito ao conteúdo científico, através da linguagem, informações, significados culturais, compreensão de regras, imitação, bem como pela ludicidade inerente ao próprio jogo, assegurando assim a construção de conhecimentos mais elaborados. Desse modo, os aspectos ocultos ou às claras das regras e do imaginário, são delineadores da evolução do brinquedo nas crianças. É importante também considerar que, a maturação neurofisiológica completa-se, permitindo o desenvolvimento de novas funções, como a coordenação motora-fina, pegar pequenos objetos com as pontas dos dedos, segurar o lápis corretamente conseguir fazer os delicados movimentos exigidos pela escrita.
Por outro lado, VYGOTSKY (1994), concebe o homem um ser que pensa, raciocina, deduz e abstrai, mas também como alguém que sente, se emociona, deseja, imagina e se sensibiliza. Vygotsky não separa o intelecto do afeto, porque busca uma abordagem abrangente que seja capaz de entender o sujeito como uma totalidade.
Segundo o autor, são os desejos, necessidades, emoções, interesses, impulsos e inclinações do individuo que dão origem ao pensamento, e este por sua vez exerce influência sobre o aspecto afetivo-cognitivo. Como é possível observar, na sua perspectiva, cognição e afeto não se encontram dissociadas no ser humano, pelo contrário se inter-relacionam e exercem influência recíproca ao longo de toda história do desenvolvimento do indivíduo.
Segundo VYGOTSKY (1994), as características tipicamente humanas não estão presentes desde o nascimento do indivíduo, nem são meros resultados das pressões do meio exterior. Elas resultam da interação dialética do homem e o seu meio sócio-econômico. Assim como o homem transforma o seu meio para atender suas necessidades, transforma-se a si mesmo, influenciando no seu comportamento futuro. O autor comenta que a relação indivíduo sociedade apresenta uma integração dos aspectos biológicos e sociais do individuo.
A partir desse enfoque enfatiza que as funções psicológicas especificamente humanas se originam nas relações do indivíduo e seu contexto social cultural e social, ou seja, o desenvolvimento mental humano não é dado a priori, não é imutável e universal, não é passivo, nem tão pouco independente do desenvolvimento.

4 . COMENTÁRIOS

O homem só é completo quando brinca. Na infância, viver e aprender são as mesmas coisas. A escola falha quando não tem, nem busca competência para garantir o direito da criança ao aprender. Associando essa aprendizagem aos jogos, é preciso ganhar bons caminhos para neles aventurar-se em jogo, uma mágica, uma fantasia, um aprender e um crescer constante. Pois, como afirma Piaget, o jogo é a construção do conhecimento, principalmente, nos períodos sensório motor e préoperatório, as crianças, desde pequenas estruturam seu espaço, seu tempo, desenvolvem a noção de casualidade chegando a representação e, finalmente a lógica.
Acredita-se que as teorias de Piaget, são recomendadas, pois mostram veracidade. Pois, no processo de ensino-aprendizagem, se pode observar que os jogos estão diretamente ligados ao desenvolvimento mental da infância; tanto a aprendizagem quanto as atividade lúdicas constituem uma assimilação do real. Brincar simboliza a relação pensamento-ação da criança, e, sendo assim, constitui-se na matriz formas de expressão da linguagem (gestual, falada e escrita).
Os jogos têm papel essencial no desenvolvimento psicomotor e no processo de aprendizado de domino do social da criança. Pois, através dos jogos é possível exercitar os processos mentais e o desenvolvimento da linguagem e hábitos sociais. Sendo que para nos professores é fundamental compreender que o jogo é o melhor caminho que encontra para identificar a sua personalidade dos nossos alunos. E para os pais, é primordial a introdução do jogo, iniciando em casa para que os mesmos saibam como é o seu filho, como ele respeita o jogo, as regras, as limitações. Daí se pode deduzir o espírito de construção ou de conquista, se preferir os de invenção ou os de análise, podendo deduzir uma tendência para a vida ativa ou para a especulação. Sendo que existem jogos mais sossegados ou violentos, onde se pode deduzir a tendência para a vida contemplativa ou ativa, com ordem ou desordenada.
Entretanto, sabe-se que através do jogo passa toda a psicologia da criança, a personalidade do adulto na hora do trabalho ou do convívio social é ainda o reflexo da personalidade que demonstrou com os seus jogos quando era menino, como se pode refletir na teoria de Piaget.

5 . REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CATUNGA, Ricardo. Brincar, criar, vivenciar na escola. Rio de Janeiro: Sprint, 2005.
FARIA, Anália R. de. O pensamento e a linguagem da criança segundo Piaget. 2 ed. SP: Ática, 1994.
http://www.nead.unama.br/site/bibdigital/monografias/O_JOGO_... - -1k
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogo_educativo - 24k
KAMII, Constance et DEVRIES,Rheta. Jogos em Grupo na Educação Infantil : implicações na teoria de Piaget. São Paulo: Trajetória Cultural, 1991. (Tradução: Marina Célia D. Carrasqueira).
KISHIMOTO, T.M. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 4 ed. S P: Cortez, 2000.
______________. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.
LEAL, Telma Ferraz. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?). In: Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança, imitação, jogo, sonho, imagem e representação. São Paulo: Zahar, 1978.
PIAGET, Jean. O Juízo Moral da Criança. São Paulo: Summus, 1994. (Trad: Elzon Lenardon).
VYGOTSKY, L. A Formação Social da Mente. S P: Martins Fontes, 1994. (Trad: José C. Neto et al.).
VYGOTSKY, L. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1992.